Início > Análise Técnica, Bases > Tamanho da Posição – Sizing

Tamanho da Posição – Sizing

Dos vários componentes já analizados, este é considerado por muitos como o mais importante. Podemos definir o tamanho da posição como o numero de contratos ou acções a que estamos expostos em cada trade. Uma posição demasiado pequena implica uma estratégia não optimizada e por vezes sem impacto no nosso capital, uma posição demasiado grande implica uma exposição ao risco e no final a perdas demasiado grandes. A posição ideal é um equilíbrio delicado entre a optimização e a exposição ao risco.

Além deste difícil equilíbrio existem dificuldades inerentes que tornam o “sizing” muito difícil.  O facto dos mercados financeiros e os seus ganhos não serem representados por distribuições gaussianas bem como a falta de robustez da quantidade de medidas e a complexidade dos sistemas de trading tornam a missão de termos um sistema com um “sizing” adequado muito díficil.

Existem vários exemplos  de sistemas de “sizing”, alguns muito complexos. Os exemplos seguintes são alguns exemplo básicos muitos deles retirados de sistema de jogos de azar:

  • Ajustamento à volatilidade
  • Martingale – A posição duplica aquando uma perda e recomeça em uma posição após cada ganho.
  • Anti-Martingale – A posição duplica aquando um ganho e recomeça em uma posição após uma perda.
  • Método de Kelly – (%Ganhos – %Perdas)/(Média de Ganhos/Média de Perdas).
  • Método de Escalar – Basicamente escalar significa incrementar posições a uma posição já existente no mercado quando o mesmo se move na direcção ganhadora ou reduzir posições a uma posição quando mercado se move na direcção perdedora.
Categorias:Análise Técnica, Bases
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário