Início > Análise Técnica, Bases > Gestão de Risco

Gestão de Risco

O que é o risco de trading? É a possibilidade de perda financeira através da actividade de trading e de investimento. Este é o sempre dilema de trading, para ganhar através do trading temos de nos expor ao risco de perda.

Existem três tipos de risco associados ao trading:

  • Trade Risk: Que é o risco de perda financeira através de uma posição individual.

A forma primária para gestão deste tipo de risco é o stop-loss que deve ser logo definido aquando o início da trade pois estamos concentrados em em não perder mais do que X, obviamente que podemos ter outro tipos de stop-loss mas estes já não são associados ao trade risk.

Este stop-loss pode ser definido de inúmeras maneiras desde um valor fixo relativo à posição no mercado, até a uma valor que varia em relação à volatilidade. Mas arriscamos sempre a uma slippage (talvez possamos traduzir em escorregadela) que acontece devido a um gap.

  • Strategy Risk: Que é o risco que incorremos através da utilização de uma estratégia de trading.

Tal como existe o conceito de um stop-loss associado às perdas máximas que incorremos numa determinada posição, também podemos definir um stop-loss associado à estratégia de trading que nos faz parar de utilizar tal estratégia após uma soma de determinado numero de trades.

Para definirmos tal stop-loss teremos de ter em conta o conceito de drawdown (saque) máximo que é a máxima diferença entre o valor máximo e seguinte valor mínimo de equidade de uma determinada estratégia.

Temos que ter em conta que qualquer drawdown no decorrer de uma simulação de uma estratégia é sempre uma aproximação, logo teremos de acrescentar um factor de segurança que deveremos multiplicar pelo drawdown para definirmos um stop-loss. A partir deste valor poderemos avaliar qual o capital necessário para utilizarmos uma determinada estratégia avaliando o que um possível drawdown implicará no nosso capital.

  • Portfolio Risk: Que é o risco ao nível de portefólio (múltiplas estratégias, múltiplos períodos de negociação e múltiplos tipos de mercados).

Quanto a este tipo de risco… diversificar, diversificar, diversificar! Não só nas estratégias utilizadas (não estando correlacionadas entre si), mas também nos mercados (obrigações, acções, …) e períodos de negociação (intraday, diário, semanal, …).

Teremos de definir um outro tipo de drawdown, o máximo drawdown de portefólio, que poderá ser retirado duma simulação conjunta de todas as estratégias de mercado.

Categorias:Análise Técnica, Bases
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário